Rede Mais Saúde - Facilidade e Economia

Olá Visitante! Faça seu login para acessar o seu perfil.

Área do Cliente / Credenciado

2 OUT

#OutubroRosa

Prevenir o câncer de mama é sua melhor opção.

#OutubroRosa
Prevenir o câncer de mama é sua melhor opção.


O mês de outubro já é marcado há anos pelas campanhas do Outubro Rosa.

Mas milhares de casos de câncer de mama ainda são detectados tardiamente, o que diminui as chances de cura. Por isso, é tão importante que tiremos alguns minutos para falarmos sobre o assunto.



UM MUNDO COR-DE-ROSA.

Essa campanha de conscientização, criada nos anos 90 nos Estados Unidos, já tem alcance mundial com seu ícone clássico do laço rosa.  Em muitas cidades é costume iluminarem de rosa monumentos, edifícios e pontes durante todo este mês.
Muitas empresas também aderem a campanha, com ações de comunicação com seus clientes e equipes de colaboradores para que a mensagem seja mais amplamente divulgada.

 

O AUTOEXAME.

O autoexame deve ser feito todos os meses, normalmente entre três e dez dias após o aparecimento da menstruação. O ideal é que seja feito de 3 formas: na frente do espelho, durante o banho e também deitada.

No Espelho:

Fique na frente do espelho sem roupas e observe os seios com os braços caídos, levantados e dobrados atrás do pescoço e com as mãos na bacia, pressionando-a para verificar se existe alteração na superfície da mama. É importante avaliar o tamanho, a forma e a cor, além de inchaços, saliências e rugosidades.

No banho:
Faça durante o banho, com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Com os dedos esticados, faça movimentos circulares de cima para baixo. Para cada lado, execute os seguintes passos:
- Coloque o braço atrás da cabeça.
- Apalpe a mama em movimentos circulares começando no mamilo até cobrir o seio todo; depois em linhas retas em direção ao mamilo e por último em linhas retas para cima e para baixo.
- No final, pressione os mamilos suavemente e observe se existe saída de líquido.

Deitada
Faça da mesma forma que no espelho. Se desejar ficar mais confortável, coloque uma almofada debaixo do ombro que estiver com o braço levantado. Os mesmos três passos acima devem ser feitos em cada mama nessa posição.

 

OS MAIORES GRUPOS DE RISCO.

Algumas mulheres tendem a ter maior propensão ao câncer de mama, como aquelas que se enquadram em:
- Sedentarismo

- Obesidade

- Alto consumo de bebida alcoólica

- Primeira menstruação antes de 12 anos de idade

- Primeira gravidez após os 30 anos de idade

- Não ter filhos e não amamentar

- Uso de contraceptivos hormonais

- Histórico familiar de câncer de mama ou de ovário

 

ATENÇÃO AOS SINTOMAS E SINAIS.

Muitos são os sintomas do câncer de mama, sendo alguns deles:

- Nódulos nos seios, pescoço ou nas axilas
- Vermelhidão e irritação da pele das mamas

- Inchaço nos seios, em parte ou total
- Secreção das mamas
- Dor nas mamas
- Alterações ou dor no bico dos seios

Porém nem sempre é fácil de identificar pois pode não haver dor, nódulos ou mesmo irritação. Se você ou algum familiar detectou alguma anomalia nos seios, procure a ajuda profissional o quanto antes. Uma consulta a um ginecologista e uma mamografia são as melhores formas de detecção. Por isso, ressaltamos a importância de visitar um médico pelo menos 1 vez ao ano.


CONVERSAR É PREVENIR.

Um em cada 3 casos tem cura se for diagnosticado e tratado logo no início da doença. É importante que você converse com as mulheres que fazem parte do seu dia a dia seja em casa, no trabalho e até mesmo nos encontros com as amigas. Mas o assunto não deve ser tratado como tabu ou com medo. É um problema real mas que tem cura.