Rede Mais Saúde - Facilidade e Economia

Olá Visitante! Faça seu login para acessar o seu perfil.

11 NOV

5 coisas simples que você pode fazer pela sua saúde hoje mesmo

Melhore o seu bem-estar incluindo pequenas atitudes em sua rotina já

Muito se fala que devemos cuidar da saúde, mas você sabe o porquê?
 

Além de ser uma forma preventiva de doenças, manter hábitos saudáveis permite usufruir de maior energia mental e corporal para realizar as atividades desejadas no dia-a-dia.

 

Em uma rotina agitada, recorrer a hábitos não saudáveis pode parecer mais prático e vantajoso, contudo, costuma trazer consequências indesejadas, afetando a vitalidade, humor, dentre outros aspectos de bem-estar.

 

Separamos 5 coisas simples que você pode fazer hoje mesmo para contribuir com a sua saúde. Confira a seguir:

 

  1. Descansar

 

Nem todos compreendem a importância do descanso, e por vezes o deixam em segundo plano, tratando-o como algo desnecessário e até supérfluo. Não cometa o erro de subestimá-lo! Uma pessoa cansada aumenta sua irritabilidade, seu nível de desatenção mental e motor, ansiedade (podendo gerar palpitações), dores no corpo, e baixa da imunidade.

 

Por isso, dedicar parte do seu tempo para descansar é essencial. Você pode fazê-lo através de uma caminhada ao ar livre, da leitura de um livro, da meditação ou por meio de alongamentos.

 

Tomar alguns cuidados antes de deitar-se também coopera para um descanso de qualidade: evitar comer alimentos pesados, preparar um espaço que ofereça maior conforto (sem iluminação e com travesseiros confortáveis), e eliminar o uso de eletrônicos, inclusive logo ao acordar.

 

Esses detalhes contribuem para que o cérebro revigore energias, e ofereça maior disposição para encarar um novo dia.

 

  1. Reduzir o consumo do café

 

Principalmente no mundo corporativo, é comum observar o alto consumo de café como forma de estimular a concentração. E embora, a ingestão de cafeína (desde que em doses entre 35 mg a 300 mg por dia) contribua para o rendimento de atividades físicas e intelectuais, seu consumo em excesso pode causar danos à saúde (dores de cabeça, tonturas, dores de estômago, tremores, insônia, gastrite e complicações cardíacas).


Desta forma, ao buscar maneiras para se sentir mais atento, lembre-se que existem outras alternativas, sem oferecer as consequências mencionadas. 

 

Uma delas é o chá (mate, preto ou branco), que também dispõe da cafeína, mas em menor concentração. Além disso, o chá conta ainda com outros benefícios: diminuição dos níveis de colesterol do sangue, desintoxicação do organismo, controle da pressão arterial, contribuição para o processo de emagrecimento e redução dos riscos de problemas cardiovasculares.

 

Outra possibilidade para aumento da concentração, é aumentar a hidratação. Afinal, nosso corpo é composto em dois terços por água, e sua ingestão contribui para um organismo mais desperto e alerta, fora os demais benefícios oferecidos: melhora da pele, da digestão, regulação da temperatura corporal, manutenção dos volumes sanguíneos, dentre outros.

 

  1. Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados

 

Bolachas, salgadinhos, refrigerantes, salsichas, e demais produtos ultraprocessados, isto é, que passaram por um alto nível de industrialização (adição de sal, açúcares, óleos, e substâncias sintetizadas em laboratório a partir de fontes orgânicas) aumentam os riscos de doenças cardiovasculares (hipertensão, diabetes, AVC,..), do desenvolvimento de cânceres, do surgimento de doenças autoimunes e de dores crônicas.


Por este motivo, é recomendável a redução do seu consumo, substituindo-os por produtos in natura, como frutas, legumes, vegetais e sementes, que contribuirão para a prevenção de doenças variadas,e por serem ricas fontes de fibra, favorecem também o processo digestivo.

 

Além disso, tanto as frutas como os vegetais auxiliam na sensação de saciedade alimentar. Já o consumo de sementes (linhaça, chia, gergelim, …) oferece vitaminas, minerais, fitatos e óleos, com importante ação antioxidante, contribuindo para o controle do colesterol, prevenção do cálculo renal, proteção do coração, redução dos riscos de certos tipos de câncer e melhora na aparência da pele.

 

  1. Reservar um tempo para a família e amigos

 

Nem sempre convivemos com pessoas com as quais temos compatibilidade, seja por divergências de personalidade, de crenças e também de comportamentos. Com isso, manter a harmonia no convívio pode exigir maior esforço e cuidado, o que às vezes se torna cansativo, inclusive.

 

Desta forma, aproveitar o tempo livre para estar com quem naturalmente sentimos alguma identificação, seja a família ou os amigos, torna-se um momento leve e agradável, servindo como descontração, e sendo bastante benéfico.

Almoçar, jantar, realizar alguma atividade de interesse em comum, ou apenas dispor de um momento para uma conversa são ótimos recursos para o alívio do estresse obtido com as adversidades do cotidiano.

 

  1. Manter os exames de rotina em dia

 

Levando em conta que a maioria das doenças crônicas são assintomáticas, ou com leves sintomas que podem passar despercebidos no dia a dia, manter os exames de rotina atualizados se faz importante para identificar possíveis comorbidades, e agilizar o seu respectivo tratamento.

 

O indicado é a realização de ao menos um check up por ano, se tratando de pessoas não portadoras de doenças. Para as demais, sugere-se maior frequência de consultas, seguindo as orientações repassadas pelo médico.

 

Através da Rede Mais Saúde, programa de saúde particular, o acesso à saúde é facilitado: são mais de 9.000 serviços credenciados em todo o Brasil, com descontos de até 61% nas consultas particulares, proporcionando praticidade e economia aos usuários. E, ao contrário de serviços de plano de saúde, não há um período de carência, diferenciações de valores por idade, nem limites de utilização. 


Por apenas R$ 0,76 por dia, você já pode se tornar um usuário da Rede Mais Saúde, e melhorar o seu autocuidado! Fale conosco e saiba mais.