Rede Mais Saúde - Facilidade e Economia

Olá Visitante! Faça seu login para acessar o seu perfil.

1 DEZ

Cuidados com a saúde no verão

A importância dos cuidados com a saúde no verão

O verão é a estação mais esperada do ano, em que muitas pessoas resolvem descansar e aproveitar os dias de férias no clima quente. Entretanto, é nessa estação que algumas doenças, queimaduras e infecções acabam surgindo com mais frequência por falta de cuidados com a saúde nessa época do ano.

Para não precisar adiar seu descanso por problemas como estes, é importante estar atento para algumas recomendações, especialmente em relação à exposição solar. A seguir, você vai conhecer os principais cuidados com a saúde no verão que vão ajudar a aproveitar esse período com tranquilidade e bem-estar! 

Para um verão saudável:

Beba muita água

O primeiro entre os cuidados com a saúde no verão é a hidratação. Com o calor, é comum que o organismo elimine mais água e sais minerais pela transpiração e urina. Por isso, é muito importante beber pelo menos 2 litros de água por dia, mantendo assim o corpo hidratado. Alguns alimentos que ajudam a repor a água no organismo são: abacaxi, melancia e melão.

Prefira alimentos leves

O calor do verão costuma diminuir o apetite. Além disso, por ser uma época de férias, é comum que muitas pessoas acabem se alimentando mal, em quantidades inadequadas e com alimentos pesados, como frituras. 

Para evitar problemas, um dos cuidados com a saúde no verão é dar preferência para alimentos leves, que sejam de fácil digestão. Por isso, refeições gordurosas devem ser evitadas, como carnes gordas, pratos pesados e frituras.

A digestão desse tipo de alimentos é mais lenta em altas temperaturas. Além disso, a conservação dos alimentos deve ser um ponto de atenção. Em épocas quentes as bactérias se proliferam com mais facilidade, podendo causar intoxicação alimentar. Dessa forma, além de preferir alimentos leves, guarde sempre a comida em locais refrigerados. 

Tenha moderação na ingestão de bebidas alcoólicas

A bebida alcoólica, além de trazer danos à mente e à saúde, promove a desidratação no organismo. Por isso, para aproveitar seu descanso durante o verão é importante beber com moderação. Além disso, caso não queira abrir mão de um gole com os amigos, uma boa dica é, junto de cada copo de bebida ingerir outro de água, melhorando a hidratação.

Evite nadar após as refeições

Nadar logo após as refeições pode ser prejudicial para a saúde, assim como qualquer outro exercício. Ao fazer uma refeição, é fundamental esperar, no mínimo, 40 minutos antes de entrar na água. 

Isso porque durante esse período, o organismo está voltado para a digestão dos alimentos, concentrando o fluxo sanguíneo no estômago. Ao realizar exercícios, como entrar na água, o corpo passa a priorizar os músculos e deixa de priorizar o fluxo sanguíneo na digestão. Isso retarda o processo e aumenta as chances para uma indigestão, que pode causar náuseas, vômito e desmaio. 

Cuidado ao comer fora de casa

Muitas vezes comer fora de casa é a forma mais rápida e simples de fazer as refeições, principalmente durante as férias. 

Entretanto é necessário ter cuidado redobrado no verão, e ser criterioso com os locais de consumo. Um lanche que parece inofensivo e fresco pode ser a causa de uma intoxicação alimentar. Dessa forma, evite consumir principalmente os alimentos in natura, e preze sempre por locais com o selo da vigilância sanitária.

Abuse do protetor solar e de roupas com fotoproteção

O protetor solar tem a função de proteger a pele, mantendo-a longe dos raios ultravioleta (B) (UVB), prejudiciais à saúde. Por isso, o protetor deve ser reaplicado a cada duas horas, ou mesmo em um intervalo menor. Além disso, a aplicação do produto deve ser feita 30 minutos antes da exposição ao sol. 

Atualmente, o mercado conta com alternativas que ajudam a melhorar essa proteção. Assim como o filtro solar, é possível encontrar roupas com fotoproteção. Elas são recomendadas especialmente para crianças e idosos, diminuindo a exposição aos raios solares e garantindo conforto, sem prejudicar a saúde.

Proteja os olhos da claridade

Muitas pessoas acabam se preocupando somente com a proteção para a pele, utilizando protetor solar e roupas para evitar a exposição ao sol. No entanto, é fundamental lembrar também de proteger também os olhos. 

A claridade e a ação dos raios UVB também são prejudiciais para os olhos. É importante fazer o uso de óculos escuros, para filtrar a claridade e evitar a constrição da pupila. 

Além de ser negligenciado o cuidado contra a exposição solar, muitas pessoas fazem o uso de óculos solares sem certificação, que não oferecem proteção alguma para os olhos e que podem prejudicar a visão. Por não absorver a claridade, essas lentes sem filtro adequado enganam os olhos, que acabam absorvendo a luz. Dessa forma, preze sempre por comprar os seus óculos em estabelecimentos de confiança, que forneçam a certificação de proteção solar.

Evite roupas molhadas 

Frequentar piscinas e tomar banhos de mar durante a estação mais quente do ano é muito comum. Por isso, outro entre os cuidados com a saúde no verão está relacionado às roupas de banho.

Manter a roupa de banho durante longos períodos é algo que deve ser evitado, visto que a umidade que fica em contato com a região íntima se torna favorável para o desenvolvimento de microorganismos como fungos.

O uso prolongado de roupas de banho acaba facilitando o desenvolvimento de doenças como a candidíase, por isso, é importante sempre levar uma troca de roupa e uma toalha caso queira se refrescar em ambientes molhados.

Mantenha o acompanhamento médico 

Por fim, entre os cuidados com a saúde no verão também devemos citar a importância de manter o acompanhamento médico em dia. Afinal, neste período também é o momento para realizar os check-ups de final de ano, garantindo saúde e bem-estar para aproveitar os dias de descanso.

Agora que você conhece os principais cuidados com a saúde no verão, coloque-os em prática para evitar problemas que possam acabar com seu final de ano. Além disso, não esqueça de manter as visitas ao médico periodicamente, garantindo qualidade de vida para o ano todo!

Que tal ter a qualidade de um plano de saúde por preços acessíveis? A Rede Mais Saúde oferece consultas médicas com até 70% de desconto. Visite nosso site para saber tudo o que você precisa!